Sistema ERP Introdução

segunda-feira, 30 de março de 2015

Sistema ERP Introdução


Seja você vendedor, programador ou empresário já deve ter ouvido falar algo sobre sistemas ERP.
O que é erp?
Para que entenda melhor o objetivo deste blog estou relatando como e porque criei o Topniza e o que pretendo passar ao amigo leitor, irei contar um pouco de minha estória em relação ao principal tema do blog que é Softwares ERPs.

Ter um software ERP é difícil?

Sistema ERPs
Software Empresarial

Antes de trabalhar com sistema de gerenciamento financeiro e estoque, era funcionário de uma loja de informática onde minha função era manutenção de computadores como técnico, até que um dia o proprietário resolveu parar e então fui demitido. A partir disso comecei a trabalhar por conta própria, pois nunca gostei de ser funcionário e enriquecer o patrão não queria mais então comprei alguns equipamentos necessários e comecei.


Saindo da loja que já era conhecida obviamente não iria atender o mesmo número de clientes mas como a loja fechou consegui alguns que até então eram da loja extinta.

Por não ter tantos clientes resolvi agregar mais um produto/serviço quer era edição gráfica vendia cartões de visitas por encomenda e como já tinha uma certa intimidade como o Corel então desenvolvia as artes e após a aprovação do cliente enviava a uma gráfica que me enviava os cartões via correio. Esse trabalho devo ao meu amigo Brito de uma cidade próxima que me indicou a gráfica e me deu uma mão sobre como proceder e como trabalhar com o editor de imagens.


Nos primeiros dias trabalhei no mesmo espaço em que funcionava um sindicato em minha cidade pois como os responsáveis eram meus clientes e conhecidos, tornaram também meus amigos sou muito grato a eles por isso, algum tempo depois aluguei uma pequena sala e abri fiz uma inscrição como Micro Empreendedor Individual (MEI), depois de um certo tempo de trabalho aos poucos fui comprando também mercadorias para revenda.


Desde que comecei a trabalhar com informática já queria ter um software comercial.


Em um atendimento, o cliente pediu que fizesse uma formatação no servidor da empresa, até ai tudo bem, fiz o backup e a formatação mas aconteceu que essa empresa utilizava um sistema ERP (enterprise resource planning), porem até então eu não tinha ideia de como proceder para fazer voltar a funcionar o sistema na empresa, então entrei em contato com o fornecedor do software ERP, então por telefone me ajudaram a proceder na instalação e configuração ao final dessas configurações não recebi muito dinheiro, apenas o valor da formatação e ainda com desconto.



Acha isso absurdo? Mas não, e nem reclamei pois recebi algo que gostaria muito de ter e que vale mais que dinheiro.

Oque vale mais que dinheiro?


Me ofereceram a representação do ERP que algum tempo eu já vinha pensando como conseguir isso, como ter uma representação, pois gostaria muito de aprender a instalar, configurar e saber como funcionavam os sistemas ERPs.


O melhor de tudo é que já tinha alguns clientes em minha cidade e como o software era alugado a proposta era que a cada novo cliente que eu conseguisse ganharia um desses clientes existentes para minha “carteira”.


E melhor ainda é que não precisei comprar uma franquia, apenas comecei a trabalhar, treinar e conquistar novos clientes.



Queria aprender tudo sobre ERP pois queria criar o meu próprio sistema mas depois de algum tempo percebi que não seria muito viável ter que desenvolver já que teria um custo em dinheiro e tempo até deixar funcionando 100% e o retorno não seria muito melhor pois precisaria mais funcionários na revenda e precisaria de um programador profissional já que tudo ou a maioria do que sei de programação aprendi com a ajuda do Google o que não seria o suficiente.

Mas além disso com a concorrência aumentando a cada dia precisaria de uma qualidade muito superior e estratégias de Marketing então preferi continuar com a minha representação que é ótima pois o produto é de ótima qualidade e está em constante atualização e evolução e veja bem, quem não gostaria de vender um produto sem ter que comprá-lo.

No meu caso é como se fosse uma venda por catálogo mas acaba não sendo pois o software ERP é alugado aos clientes e o valor do aluguel paga também o suporte e consultoria que eu e a equipe de programadores e atendimento ao representante fazemos aos clientes.


Quem não gostaria de trabalhar com o que Realmente Gosta?


Estou trabalhando com o que realmente gosto que é software/informática, apesar de não ter experiência como programador e nunca ter feito curso, o suporte técnico aos clientes é algo que gosto muito pois gosto de poder resolver os problemas só não gosto muito de oferecer/vender mas sei que preciso melhorar isso.
Após algum tempo trabalhando com ERP voltei a pensar em um antigo objetivo meu de antes mesmo de começar com informática que é trabalhar e pela internet.
Apesar de querer muito nunca soube ao certo como proceder mesmo depois de ter feito muitas pesquisas, nunca foram suficiente para eu começar a lucrar, mas depois de pensar muito sobre o assunto e analisar os resultados das pesquisas que fiz cheguei a uma conclusão.


Todas as formas de trabalhar pela internet precisa várias coisas em comum uma delas e a mais importante para todas as áreas é atrair e manter visitantes, além disso para quem não tem um produto físico para vender é preciso entender de algo para desenvolver um material relacionado para poder vender on-line. Se não quiser ou não souber como criar o material e ter que vende-lo pode escrever sobre o assunto e publicar em um site ou blog para atrair visitantes e ai então vender espaço publicitário.


Pensei: tenho experiência com informática! Comecei a pesquisar sobre o que eu poderia falar/publicar para atender algum público, mas logo percebi que a concorrência é muito alta e que ultimamente as atenções estão mais voltadas para dispositivos móveis o que foge um pouco da minha área logo descartei essa possibilidade depois de alguns posts sobre esse assunto.


Voltei a analisar sobre o que entendo: tenho algum conhecimento sobre arte gráfica mas não muito significante então também descartei em partes essa possibilidade apesar de ter criado um blog onde publicarei artigos de terceiros e alguns meus, que é o Folder Flyer e fiz um post com alguns produtos que posso produzir com qualidade e preço bom pois tenho contato com uma gráfica que atende todo o Brasil como citei anteriormente acesse e veja os produtos e serviços.



Recentemente consegui montar um escritório em casa e então tenho mais tempo e tranquilidade para pensar pesquisar e escrever foi aí que cheguei à conclusão que desta vez eu tenho que dar um jeito de consegui trabalhar 100% pela internet, o meu horário de trabalho é bem flexível tenho a possibilidade de me empenhar nessa nova empreitada, anteriormente já disse que a muito tempo venho procurando essa possiblidade de trabalho pois a cidade que moro é muito pequena e não tem grandes oportunidades tanto para trabalho quanto para estudo e se eu for para outra cidade devo ter uma renda garantida mas não quero voltar a trabalhar como funcionário pois já estou acostumado com um estilo de vida um tanto “independente”, ainda sou representante ERP mas a minha carteira só permite que trabalho aqui em minha cidade e se for para outra tenho que recomeçar com novos clientes então fica um pouco complicado, não seja impossível porque mas tem várias questões envolvida uma delas é que preciso sustentar minha família então não posso considerar o risco de ficar algum tempo sem renda pois não quero mexer em minha reserva que nem é tão boa assim, outra coisa é que desde sempre quero ter um trabalho com o qual possa viajar a qualquer momento e para qualquer lugar, neste caso desde que tenha internet.



Na verdade quero o que todos ou a maioria querem que é viver de renda mas para isso é preciso um bom investimento o qual não dá para fazer no momento então o que posso investir é o meu tenho e é exatamente o que estou fazendo agora escrevendo este texto que além de poder ajudar pessoas que também querem o mesmo, também está me ajudando a aprender melhor como criar conteúdo, como escrever melhor que é uma das coisa mais importante para se dar bem na rede.



Como você já deve ter percebido o que decidi trabalhar aqui no blog é com ERP que ainda é minha área e que pretendo continuar por muito tempo e espero que você possa me ajudar a desenvolver um ótimo conteúdo para auxiliar, tanto o leitor quanto a mim que irei melhorar meu trabalho pois estarei publicando informações em artigos sobre Sistemas de Gestão Empresarial e estaremos trocando informações sobre assuntos relacionados,

Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina”.

Este blog é de propriedade minha Rodrigo Niza mas nem todas as postagens aqui são ou serão minhas, eventualmente algum amigo, conhecido e especialmente minha esposa poderá escrever para o blog mas a cada postagem você saberá pois estarei identificando.
O Topniza já está online a algum tempo e o nome foi escolhido de uma forma que não tenha relação a um determinado tema, então apesar de estamos começando a falar sobre ERPs, pode ser que futuramente surja algo interessante que possamos abordar aqui como temas contabilísticos ou outros relacionados eu também podemos falar sobre outros seguimentos, por hora o assunto é software erp, estou escrevendo isso para que o leitor identifique melhor com o Topniza e possa também participar através de comentários ou até mesmo fornecendo algum conteúdo como artigos de assuntos relacionados que até pode gerar alguma renda para quem enviar.
Se quiser se tornar parceiro do Topniza basta fazer uma doação ou colocar nossa logo em seu site ou blog.
Por enquanto não citarei nome de sistemas ERPs mas futuramente poderei falar mais sobre o que eu represento portanto o intuito aqui não é indicação de sistemas mas sim destacar a importância e os objetivo e tipos de erps que possa se adequar sua empresa tanto para uso quanto para revenda mas isso que irá decidir será você leitor que nos dirá através de comentários o que está precisando saber.

Resumo


Peço desculpas desde já se por acaso post não o agradá-lo pois sou iniciante nesse tipo de trabalho que não é tão simples quanto parece, quem é redator ou algo nesse sentido sabe que escrever até que é fácil mas o difícil é agradar o leitor e se o segundo não acontecer acaba sendo em vão pois de que adianta escrever se ninguém gostar de ler?!

Mas independentemente de ter gostado ou não, deixe-me um comentário com dicas sugestões ou críticas.
 Mas se forem muito “duras” as críticas por favor enviar por e-mail pois com se dizem “elogios se faz em público e críticas em particular”.
Se você precisar de qualquer tipo de informação sobre informática e tecnologia, entre em contato que estaremos lhe respondendo com a maior satisfação, se souber fazer algo sobre informática e queira mostrar aqui no Topniza podemos lhe ajudar e caso queira anunciar seu produto em nossas páginas, temos ótimas opções que dão retorno.

Finalizando


Espero que tenha entendido o objetivo deste post que é falar um pouco sobre o tema do blog como:


  • ·         Informática e Tecnologia

  • ·         Como e porque decidi criar o blog

  • ·         Arte Gráfica

  • ·         Sofware ERPs


  • ·         Uso de sistemas ERP – existem várias formas de se utilizar um ERP e quanto mais se usa obviamente melhor o resultado e mais importante se torna seu banco de dados para a empresa e quanto maior a empresa maior a importância de um sistema ERP e quanto melhor uma pequena empresa utilizar melhor e mais rápido será seu desenvolvimento


  • ·         Possibilidades de Negócios e parceria com o leitor

·         Abrir um espaço no qual o leitor possa interagir com o autor que como eu disse pode ser eu ou pode ser alguém que eu ceder o espaço mas todos passaram antes por minha supervisão.


Qual parte você se interessa na área de tecnologia?



Sinta-se à vontade para responder através de comentários sobre quais quer assunto relacionados aos assuntos desse artigo, se preferir envie um e-mail para topniza@gmail.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

Seguidores